Você está em: Pular Links de NavegaçãoHome > Download > Instalação RFDMonitor.NET

Nesta página você encontrará os passos para instalar e operar a versão trial do RFDMonitor.NET. Esta página é suficiente para que você possa completar plenamente os testes da ferramenta. Para isso siga os tópicos na ordem. Os exemplos das serão mostrados clicando sobre as imagens alinhadas à direita.

  1. Instalação do RFDMonitor.NET
  2. Configuração do RFDMonitor.NET
  3. Transmitindo arquivos
  4. Gerenciando Arquivos Transmitidos
  5. Gerenciando Arquivos Transmitidos pela Web (Opcional)
1. INSTALAÇÃO RFDMonitor.NET

Atenção: Para efetuar a instalação sua conta deverá ter privilégios de Administrador Local da Máquina.

Para iniciar a instalação CLIQUE AQUI.
Caso o seu navegador bloqueie o download, escolha a opção Baixar Arquivo clicando com o botão direito do mouse na faixa amarela.

Clique em EXECUTAR (destacado com o círculo vermelho) quando aparecer a tela.

Caso seja solicitado a confirmação de execução , clique em EXECUTAR (destacado com o círculo vermelho).

Ao entrar no programa de Instalação uma tela de Boas Vindas aparecerá.
Clique em AVANÇAR.

Para criar um atalho do programa na Área de Trabalho de seu micro, deixe marcado a opção Criar um ícone na Área de Trabalho.
Clique em AVANÇAR

Clique no botão INSTALAR para continuar.

Ao final da instalação dos arquivos a tela para conclusão aparecerá. Deixe marcado a checkbox Instalar o RFDMonitor.NET.
Se você concluir sem marcar a checkbox o serviço não será instalado e a transmissão automática não funcionará.
Clique em CONCLUIR e faça dos passos da configuração abaixo.

2. CONFIGURAÇÃO do RFDMonitor.NET
Para configurar você deverá seguir os passos contidos na aba Configuração, executando o programa Configurador RFDMonitor.NET.
Para executar este programa de configuração clique em Iniciar /Programas /RFDMonitor.NET /Configurador RFDMonitor.NET no seu Windows ou clicando no ícone de atalho na sua área de trabalho.

Executando o Configurador RFDMonitor.NET pela primeira vez, a tela ao lado será apresentada. Preencha os campos conforme as instruções.
  • Caixa de Entrada - Obrigatório. Será o caminho onde os arquivos gerados pela ECF serão transmitidos a SEFAZ. Se você não sabe qual é o caminho onde estes arquivos estão sendo gerados, entre em contato com o fornecedor do seu programa que emite cupons fiscais.

  • Transmissão não completada por time-out na SEFAZ - Obrigatório. As vezes em função do tráfego e do volume de processamento nos servidores da SEFAZ os mesmos podem não conseguir receber seu arquivo. Informe a quantidade de vezes que o RFDMonitor deverá tentar novamente enviar o arquivo. Se após a quantidade de tentativas que você definir, o RFDMonitor não conseguir que a SEFAZ recebe o arquivo, o mesmo será deixado na Caixa de Entrada para ser retransmitido no proximo ciclo de transmissão.

  • Caixa Lixeira - Obrigatório. Arquivos depositados na Caixa de Entrada para serem transmitidos que não sejam arquivos válidos para a SEFAZ, serão retirados e depositados na pasta que você informar neste campo.

  • Caixa Arquivos com Erros - Obrigatório. Arquivos que tiverem problemas na sua validação ( ex.: Data Inválida, formato de dados errados ou qualquer outro problema quando da geração do mesmo pela Impressora Fiscal ) não serão transmitidos e serão depositados na pasta que você informar neste campo.

  • Caixa Backup Enviados - Opcional. Após a transferência com sucesso, se for informado uma pasta neste campo, o arquivo será movido da Caixa de Entrada para esta pasta informada.

  • Emails para Receber Notificações - Obrigatório. Todas as mensagens de ocorrência seja de erros ou resultado do processamento serão encaminhadas para o email que for informado aqui. Você pode informar mais do que um e-mail separado com ";". É importante que você monitore as mensagens deste email para uma melhor pró-atividade na gestão do resultado dos processamentos.

  • Deixe selecionado a primeira opção Esta Instalação Somente transmite Arquivos à SEFAZ Com Gestão Mínima da NFP
  • Entre com o Usuário, Senha e Categoria do Usuário que você cadastrou na SEFAZ e que será utilizado para a transmissao do arquivo. Este Usuário e Senha é o mesmo que você utiliza quando acessa o programa da Nota Fiscal Paulista no web site da SEFAZ.

  • Informe o CNPJ de seu Estabelecimento referente aos arquivos que serão transmitidos. Somente os arquivos gerados pela ECFs para este CNPJ é que serão transmitidos pelo RFDMonitor.NET e acetos pela SEFAZ.
  • Entre com os demais dados cadastrais solicitados. Eles devem estar corretos pois são utilizados na validação e no processo de transmissão dos arquivos.
  • Clique no botão SALVAR. Para que a configuração seja concluída e salva com sucesso é necessário que você esteja conectado na INTERNET.

3. TRANSMITINDO arquivos pelo RFDMonitor.NET

A Transmissao Automática dos Arquivos é feita quando o Serviço do RFDMonitor "vigia" a Caixa de Entrada configurada a cada 3 minutos procurando por um arquivo. Ao encontrar um arquivo ele faz a validação e se tudo estiver válido ele procederá a transmissão.
Este serviço pode ser ativado e ou desativado a qualquer momento bastando usar o botão próprio para isso no programa Configurador RFDMonitor.NET.

Quando o serviço estiver parado o botão estará indicando "Ativar Svc." - Clique e o Serviço será iniciado.

Quando o serviço estier ativo o botão estará indicando "Parar Svc." - Clique e o Serviço será interrompido.

Ative o Serviço e copie os arquivos que você deseja transmitir para a pasta que você configurou como Caixa de Entrada. Em até 3 minutos os arquivos serão enviados.
Verifique o email configurado para receber notificações para acompanhar mensagens e resultados do processamento.

Observação: Para fins deste Trial você está limitado a transmitir arquivos de até 2 (duas) ECFs diferentes até um total de 5 arquivos transmitidos.

4. GERENCIANDO Arquivos Transmitidos

Para acompanhar o resultado do processamento dos arquivos siga os seguintes passos: Para

Clique em "INICIAR / Programas / RFDMonitor.NET / RFDMonitor.NET Central" no seu Windows ( figuras abaixo )

Ao aparecer a tela de login preencha os campos com as seguintes informações:

  • CNPJ Centralizador - Informe o CNPJ: 97497846000110
  • CNPJ Estabelecimento - Digite o CNPJ do Estabelecimento Contribuinte gerador do Arquivo ( o mesmo que voce configurou no RFDMonitor.NET na aba "Meus Dados Básicos".
  • Código de Acesso - Digite 1234 e clique no botão ENTRAR.

No menu principal escolha a opção "Arquivo / Nova Pesquisa". Ao surgir a tela entre com a faixa de datas do movimento dos arquivos à serem pesquisados e clique no ícone "Lupa" para listar os arquivos transmitidos.

Pesquisar Protocolos ON-LINE na SEFAZ
Selecione o(s) arquivo(s) marcando as respectivas "checkbox" e clique no ícone "Consultar Protocolo na SEFAZ" ( ícone em destaque em vermelho - figura acima ). O status de cada protocolo será atualizado para os respectivos arquivos selecionados. Caso seja selecionado apenas um único arquivo, será mostrado sempre as informações detalhadas da consulta.

Refinamento do Filtro
Você poderá refinar o filtro dos arquivos a serem pesquisados/listados selecionando além da faixa de datas do movimento dos arquivos o status e/ou um código de fabricação de uma ECF específica.

5. GERENCIANDO Arquivos Transmitidos pela Web

A mesma funcionalidade ddo RFDMonitor.NET Central mostrado no tópico 4 acima, voce também tem na WEB. Siga os seguintes passos:

Acesse a ferramenta Web clicando aqui e ao abrir a página preencha os campos com as seguintes informações:

  • CNPJ Centralizador - Informe o CNPJ: 97497846000110
  • CNPJ Estabelecimento - Digite o CNPJ do Estabelecimento Contribuinte gerador do Arquivo ( o mesmo que voce configurou no RFDMonitor.NET na aba "Meus Dados Básicos".
  • Código de Acesso - Digite 1234 e clique no botão ENTRAR.

No menu "Arquivos ECF" você encontra duas funcionalidades para acompanhar o resultado do processamento e a situação gerencial do envio dos arquivos de suas ECFs em um período.

Histograma de Envio - Você visualizará graficamente para uma determinada competência as ECFs que você possui e o status diário dos arquivos das mesmas indicando se foram transmitidos, se houve erros apontados pela SEFAZ ou se os arquivos foram recebidos com sucesso.

Visualizar Conteúdo - Você poderá visualizar todos os arquivos transmitidos. Clicando no Número do Protocolo de Recebimento da SEFAZ quando da transmissão do arquivo pelo RFDMonitor.NET você visualizará o resultado do processamento com todas as informações fornecidas pela SEFAZ.